Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Notícias | Corredores expressos pretendem “desafogar” trânsito do Rio

Cidades Sustentáveis

30 de Setembro de 2009

 

Corredores expressos pretendem “desafogar” trânsito do Rio

 
Corredores expressos para coletivos também são usados em Santiago, no Chile/Foto: Consulta tus Recorridos de Transantiago

Dois projetos voltados para a melhoria do transporte na cidade do Rio de Janeiro devem sair do papel antes da Copa do Mundo de 2014: os corredores expressos T5 (28 km de faixa exclusiva para ônibus ligando a Barra à Penha) e os BRTs (ônibus de trânsito rápido) da Avenida Brasil, Barra-Deodoro e Barra-Zona Sul. A implementação da proposta beneficiará cerca de 1,5 milhão de passageiros diariamente. As informações são do jornal O Dia Online e estão publicadas no site do movimento Rio Como Vamos.

As obras serão fruto de uma parceria da prefeitura municipal com o governo do estado, que preveem a abertura de licitação em janeiro de 2010. Só a Avenida Brasil vai receber 20 km de via exclusiva para coletivos, numa ligação que integrará à Baixada ao Centro. Os veículos serão biarticulados e farão conexões com linhas de ônibus convencionais. O BRT carioca prevê a construção de faixas seletivas para a circulação de ônibus entre o Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, no Centro, até os futuros terminais no Trevo das Margaridas (Via Dutra) e no início da Rodovia Washington Luís.

Já o T5 deve reduzir pela metade (96 minutos para 47 minutos) o tempo de viagem entre a Barra e a Penha, com seis estações de embarque: Autódromo, Taquara, Tanque, Praça Seca, Madureira e Vicente de Carvalho. Os veículos terão capacidade para transportar 160 passageiros e farão integração com a SuperVia e o metrô. O BRT está incluso no sistema de transporte público de Bogotá, capital da Colômbia, desde a gestão do ex-prefeito Enrique Peñalosa. A ideia também foi adotada pela África do Sul às vésperas da Copa do Mundo de 2010.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital