Editorias / EcoDesign
HOME | Notícias | Design inteligente: luminária utiliza a própria cúpula como embalagem

EcoDesign

15 de Julho de 2009

 

Design inteligente: luminária utiliza a própria cúpula como embalagem

luminaria-capa.jpg
Dois em um: a cúpula da luminária é também a embalagem/Fotos: Divulgação

Melhor do que um produto bonito e funcional só um produto bonito, funcional e sustentável. Isso tudo pode ser encontrado no lite2go, uma charmosa luminária que incorpora embalagem e produto em um mesmo objeto.

O sistema de iluminação elimina praticamente toda a embalagem graças a um ideia simples e inteligente: utilizar a própria cúpula para embalar o resto do material. O lixo gerado é praticamente zero: um pequeno lacre de papel cartão reciclado impresso em tinta à base de soja e um fio de cânhamo, que pode ir para compostagem ou reciclagem.

luminaria-3.jpg
Depois de pronta, ela pode ser utilizada de diversas formas.

Depois de “desembalar”, basta montar a lâmpada e as instalações elétricas, ligar na tomada e voilà! Não é a toa que o produto ganhou o terceiro lugar na International Design Excellence Award (IDEA) em 2008.

A lite2go foi desenvolvida pelo estúdio de design Knoend, que defende os princípios da sustentabilidade e do ecodesign. “Se não faz sentido para o meio ambiente, não faz sentido para a economia (local ou internacional), e não adicionada nada de novo ao mundo, então para quê produzir?”, defendem.

luminaria-4.jpg
O resto do material vem dentro da "embalagem".

A luminária é feita com polipropileno reciclado, possui lâmpada com eficiência energética e mede 10" x 11" x 10" quando montada. O produto está à venda no site do Knoend, custa US$65,00 e está disponível em cinco cores – verde, azul, laranja, rosa e transparente.
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital