Editorias / Moda e Beleza
HOME | Notícias | e-fabrics : biodiversidade e tradições culturais fazendo moda

Moda e Beleza

20 de Novembro de 2008

 

e-fabrics : biodiversidade e tradições culturais fazendo moda

 
Tênis em couro de pescada amarela, matéria prima sustentável chancelada pelo selo e-fabrics/ foto: Osklen

A moda ganhou um novo conceito: "Sustentabilidade sem o belo é triste, assim como o belo sem sustentabilidade é ignorante" Fletcher. Seguindo a corrente da ecomoda, o projeto e-fabrics valoriza a biodiversidade e as tradições culturais brasileiras. Identificando tecidos e materiais cuja origem e processo de produção respeitem critérios de comércio justo e de desenvolvimento sustentável, a tag funciona como um peso crítico e não é validado como certificado, mas impulsiona aqueles que já buscam uma adequação a uma postura socioambiental positiva.

Concebido pelo Instituto-e (uma associação privada civil sem fins lucrativos, que viabiliza projetos relacionados à Carta da Terra, o Protocolo de Kyoto, a Agenda 21, os Objetivos do Milênios e a Convenção da Biodiversidade ) e executado pela Environmental Directions, o e-fabrics propõe um elo entre riquezas brasileiras: a moda com sua criatividade, o respeito a biodiversidade e as tradições culturais do país.

A avaliação desta identificação de tecidos e materiais se dá a partir de critérios, são eles: origem(origem sustentável, renováveis ou recicladas), impacto do processo produtivo(dentro do meio ambiente), resgate e preservação da diversidade e tradições culturais, fomento às relações éticas com comunidades e colaboradores além dos atributos comerciais, design e viabilidade econômica.

A intenção do projeto é otimizar a utilização destes recursos sustentáveis, pulverizando esses valores entre o mercado da moda (de produtores a consumidores), identificando os valores comerciais e oportunizando os diversos atores da cadeia têxtil no mundo.

O e-fabrics foi lançado em janeiro de 2007 durante o São Paulo Fashion Week e já foi intribuído entre os anos de 2000 e 2006 pela marca brasileira Osklen, conhecida pela carga de intenso trabalho de experimentação com matérias-primas oriundas de processos ‘limpos’ e apoio a projetos relacionados a práticas sustentáveis. O selo continua a ser destribuido e muitos estilistas já trabalham com os materiais e tecidos que levam o tag.
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital