Editorias / Vida e Saúde
HOME | Notícias | EcoD Básico: Vegetarianismo

Vida e Saúde

14 de Julho de 2010

 

EcoD Básico: Vegetarianismo

 
Foto: Sxc

Todo mundo conhece alguém que se nomeia vegetariano. Mas o que isso significa exatamente? De uma forma geral, vegetariano é aquela pessoa que não inclui nenhum tipo de carne (vermelha ou branca) na sua alimentação. Ou seja, vegetarianismo é a prática de não comer carne.

Motivos

A opção de se tornar um vegetariano pode partir de diversos motivos, desde não gostar de comer carne, passando por motivos éticos e religiosos, até questões de saúde, bem-estar e estética.

  • Saúde: Dietas vegetarianas normalmente são ricas em carboidratos, fibras dietéticas, magnésio, potássio, folato, antioxidantes (como vitaminas C e E) e fitoquímicos, além de apresentarem baixa ingestão de gordura saturada e colesterol, fornecendo diversos benefícios nutricionais.
     
  • Ética: Para muitos adeptos da prática, tirar a vida de um animal para suprir as necessidades dos humanos não é justo, especialmente quando a vida dessa pessoa não depende da vida do animal. A maneira como os bichos são criados e sacrificados também é criticado por alguns vegetarianos, especialmente os vegans, que a julgam demasiadamente cruel.
     
  • Meio ambiente: A produção de carne é uma das maiores fontes de emissão de metano, CO2 e outros gases causadores do efeito estufa, além de ser a responsável pela derrubada de milhões de quilômetros quadrados de florestas para serem transformadas em pastos. Esse é o argumento de muitas pessoas que decidiram deixar a carne de lado para ajudar a salvar o planeta.
     
  • Religião: Algumas religiões, como o budismo, hinduísmo, cristianismo Rosacruz e Adventista do Sétimo Dia são adeptas ao vegetarianismo. Mas as motivações nesses casos não são necessariamente imposições religiosas. Muitos budistas preferem a dieta vegetariana porque defendem a não-violência, enquanto alguns adventistas escolhem e aconselham a dieta vegetariana porque a vêem como mais saudável e, portanto, vantajosa para o corpo terreno.

Tipos

Apesar de não ingerir nenhum tipo de carne, alguns vegetarianos podem incluir em seu dieta leite, lacticínios e ovos. A alimentação vegetariana não é, portanto, exclusivamente vegetal e seu nome se origina do latim vegetus, que significa "forte", "vigoroso", "saudável".

Existem diversos tipos de vegetarianos:

  • Ovo-lactovegetariano: é o vegetariano que se alimenta de ovos, leite e laticínios.
     
  • Lactovegetariano: é o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios.
     
  • Vegetariano estrito: é o vegetariano que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. É também conhecido como vegetariano puro.
     
  • Vegano ou Vegan: é o indivíduo vegetariano estrito que recusa o uso de componentes animais não apenas na alimentação, mas também em todos os aspectos da rotina diária. São pessoas que não usam, por exemplo, roupas feitas de couro, lã e seda, assim como produtos testados em animais.
     
  • Crudivorista: é, na grande maioria dos casos, um vegetariano estrito que utiliza alimentos crus, ou aquecidos no máximo a 42ºC. Alguns podem aceitar leite cru e carne crua também, deixando de ser um vegetariano estrito. A utilização de alimentos em processo de germinação (cereais integrais, leguminosas e olegainosas) é comum nessa dieta.
     
  • Frugivorista: vegetariano estrito que utiliza apenas frutos na sua alimentação. O conceito de "frutos", nesse caso, segue a definição botânica, que inclui os cereais, alguns legumes (abobrinha, berinjela, etc), oleaginosos e as frutas.
     
  • Macrobiótico: o macrobiótico tem um tipo de alimentação específica que pode ou não ser vegetariana. Ela é baseada em cereais integrais, com um sistema filosófico de vida bastante peculiar e caracterizado. A dieta macrobiótica, diferentemente das vegetarianas, apresenta indicações específicas quanto à proporção dos grupos alimentares a serem utilizados. Essas proporções seguem diversos níveis, podendo ou não incluir as carnes (geralmente brancas). A macrobiótica não recomenda o uso de leite, laticínios ou ovos.
     
  • Semi-vegetariano: indivíduo que come carnes, geralmente brancas, em menos de três refeições por semana. Alguns consideram essa terminologia quando a carne é ingerida apenas em uma refeição por semana. Esse termo ganha importância nos estudos científicos, na comparação dos efeitos à saúde entre vegetarianos e onívoros, já que, teoricamente, o semi-vegetariano consome carne, mas menos do que um onívoro. Esse indivíduo não é considerado vegetariano.

Cuidados

Defendida por alguns e criticada por outros, a prática é constantemente debatida entre nutricionistas, especialmente quando o assunto é o vegetarianismo aplicado a crianças. Por conta disso, muitas vezes os profissionais recomendam a ingestão de outras fontes de substâncias presentes nas carnes, como vitamina B12, cálcio, ferro, ômega 3 e proteínas.

Segundo a American Dietetic Association (ADA), uma alimentação vegetariana adequada pode ser capaz de atender às necessidades nutricionais do organismo e até promover benefícios na prevenção e no tratamento de certas doenças. Mas é importante consultar um nutricionista antes de aderir à prática. Ele irá te orientar quanto à combinação adequada dos alimentos para evitar que você corra riscos.

Vale lembrar que a dieta ideal de cada pessoa é única e varia segundo fatores de ordem físico-fisiológica (idade, sexo, clima, atividade, secreções endócrinas, superfície corporal), de acordo com seu modo de vida, objetivos, desenvolvimento, evolutivo, etc.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital