Editorias / Turismo Sustentável
HOME | Notícias | Hotel baiano é o 1º do Brasil a receber certificado em Turismo Sustentável

Turismo Sustentável

10 de Junho de 2009

 

Hotel baiano é o 1º do Brasil a receber certificado em Turismo Sustentável


O hotel é o primeiro do Brasil a receber o certificado da ABNT/Fotos: Divulgação

Um hotel baiano é o primeiro do Brasil a receber certificado em Turismo Sustentável. O Canto das Águas, na Chapada Diamantina, recebeu o selo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relativo a Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão de Sustentabilidade.

Segundo seus fundadores, o casal Carlos e Yasmin Catan, o empreendimento foi concebido com a preocupação de unir o conforto e o bem-estar exigidos de um hotel à sustentabilidade ambiental. Localizado em Lençóis, cidade histórica e rica em belezas naturais e culturais, o hotel possui iniciativas que abrangem toda a comunidade.

Entre as ações do hotel está o apoio a organizações sociais da comunidade e a eventos locais, o aperfeiçoamento profissional dos seus empregados – todos moradores locais, consumo de produtos feitos na região, separação de resíduos sólidos, utilização de composteira para o lixo orgânico, criação de um jardim de polinizadores, uso de energia solar e reaproveitamento da água.


Cidade histórica de Lençóis, onde está localizado o hotel.

Outros 249 meios de hospedagem estão em processo de avaliação pela ABNT que verifica se o estabelecimento atende aos requisitos da ABNT NBR 15.401. O Programa de Certificação do Turismo Sustentável começou a ser aplicado pelo Instituto Hospitalidade – IH e, em meados de 2008, a ABNT, o Ministério do Turismo e o Sebrae passaram a integrar a missão.

Em entrevista ao Terra Magazine, Wagner Fernandes, Presidente do IH, afirmou que a certificação conquistada pelo hotel representa um marco para o turismo nacional, ao garantir títulos seguros de responsabilidade ecológica.
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital