Editorias / Biodiversidade
HOME | Notícias | Links Recomendados: sites de ONGs que preservam a natureza

Biodiversidade

24 de Março de 2010

Leia Também
 

Links Recomendados: sites de ONGs que preservam a natureza


A preservação ambiental é essencial para a saúde do planeta / Foto: albertphotograf

A preservação do meio ambiente é um fator muito importante para o desenvolvimento sustentável. O papel de fiscalizar empresas e exigir dos governos a preservação de nossas riquezas naturais muitas vezes é desempenhado por ONGs e institutos, parceiros que se propõem a cuidar do meio ambiente dia e noite, sem trégua. Para você ficar por dentro de algumas organizações que lutam para preservar o planeta, o EcoD listou quatro sites interessantes.

  • Amigos da Terra

A Amigos da Terra é uma ONG comprometida com a preservação da diversidade biológica do mundo. Seu principal trabalho são ações que promovem a diminuição da poluição, restauram os biomas e, consequentemente, recuperam a qualidade de vida do planeta.

O site da ONG serve de portal para conteúdos relacionados às campanhas que ela realiza, lá podem ser encontradas notícias atualizadas sobre as questões ambientais da faúna e flora brasileiras.

A ONG faz um trabalho constante de incentivo a denúncias de irregularidades ambientais e disponibiliza parte do seu site para orientar as pessoas a agirem em favor da preservação do meio ambiente. Também há um espaço para a inscrição de novos voluntários.

Por ora, as duas campanhas trabalhadas pela Amigos da Terra tratam de mudanças no código florestal brasileiro e preservação da floresta urbana da Água Comprida, em Bauru (SP).

  • Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON)

O Imazon é um instituto de pesquisa preocupado em promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia através de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, qualificação profissional e divulgação de informações.

Entre os trabalhos produzidos pelo instituto estão os programas de monitoramento da Amazônia, das Mudanças Climáticas, da Floresta e Comunidade e o de Direito e Sustentabilidade. Esses trabalhos têm o objetivo de contribuir na elaboração de políticas públicas de largo alcance na floresta amazônica.

No site você pode encontrar os diversas pesquisas publicadas: artigos científicos publicados em revistas (nacionais e internacionais) da área, livros, guias, relatórios de atividades e transparência florestal, além de mapas e palestras ministradas pelo próprio instituto. Uma ótima fonte de consulta para quem quer saber da situação real da Amazônia.

VidÁgua é um instituto ambiental cujo objetivo principal é articular a sociedade civil em defesa do meio ambiente. O trabalho é realizado através de programas que movimentem a sociedade na proteção, recuperação e preservação ambiental. Também são realizados estudos de abrangencia regional (São Paulo) e nacional que promovam palestras e debates de educação ambiental.

Em seu blog, o instituto disponibiliza artigos e notícias sobre preservação ambiental, o link do seu prórpio canal de vídeos no Youtube, o link do programa radiofônico do instituto e a campanha Clickarvore - a cada click uma árvore é plantada pelos colaboradores do projeto.

 

  • Elo Ambiental

A Elo Ambiental é uma ONG da região de Vinhedo (SP) com o objetivo de incentivar a harmonia entre a sociedade e o meio ambiente, mas ela não trata somente de assuntos regionais. Em seu blog, a ONG aborda questões de importância mundial como: clima, preservação de florestas e animais, e desenvolvimento sustentável.

A ONG hospeda uma série de notícias interessantes sobre preocupação ambiental e discute, principalmente, o papel do cidadão e do governo na preservação do meio ambiente. 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital