Editorias / Universidades
HOME | Notícias | PUC-Rio oferece curso de manejo e projetos sustentáveis com bambu

Universidades

27 de Abril de 2009

 

PUC-Rio oferece curso de manejo e projetos sustentáveis com bambu


O bambu já é utilizado em construções verdes em todo o mundo/Foto:Jeff_Werner

O bambu cada dia mais se firma como a matéria prima do futuro, especialmente quando se fala em construções sustentáveis. Para estimular o debate e difundir as técnicas de uso do produto, o Departamento de Artes e Design da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) oferece o curso "Projetos Sustentáveis com Bambu". As inscrições estão abertas até o dia 1° de maio e o início das aulas está marcado para o dia 9.

Pessoas interessadas em desenvolver técnicas a partir do bambu, em construções de baixo impacto ambiental ou em atividades manuais coletivas e lúdicas estão convidadas a participar do curso. A Universidade espera atingir especialmente profissionais e estudantes de design, arquitetura, geografia, biologia e demais áreas afins.

Segundo seus realizadores, o objetivo é fazer com que os participantes reflitam a respeito do reconhecimento da disponibilidade ambiental do bambu, do manejo sustentável da planta, de sua aplicação em objetos úteis e/ou lúdicos, promovendo-os à condição de autores do processo e conduzindo-os a uma liberdade para suas atividades futuras.

As aulas acontecerão de 09 de maio a 27 de julho, sempre aos sábados, das 9h às 16h. Durante o curso serão apresentadas pesquisas dos professores Lucas Ripper e Luis Vicente, além de palestras com profissionais da área, reconhecimento da disponibilidade ambiental local do bambu, aulas de manejo sustentável da plantação da espécie, produção de mudas, atividades manuais em grupo utilizando bambus, fibras vegetais e sintéticas e a produção de uma estrutura arquitetônica de bambu na PUC.

Qualquer interessado pode participar do curso, que terá carga horária de 42 horas. A matrícula poderá ser feita pela internet, pela central de atendimento (0800 970 9556) ou diretamente na CCE/PUC-Rio. É necessário levar documento de identidade e CPF. O curso custa R$608,00 e as vagas são limitadas.

Leia também:

  • Casa de bambu é alternativa de moradia sustentável
  • Rede Social do Bambu visa divulgar a planta multiuso
  • Exposição revela novas formas de utilização do bambu

Artigos:

  • EcoDesign: potencialidades do bambu
     

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital