Editorias / Empreendedorismo
HOME | Notícias | Você já ouviu falar em empresas "greenwashing"?

Empreendedorismo

14 de Outubro de 2008

 

Você já ouviu falar em empresas "greenwashing"?


Greenwashing: cuidado ao julgar uma empresa por sua embalagem!

Você já reparou em quantas empresas hoje em dia se promovem (ou tentam se promover) utilizando a sustentabilidade e a responsabilidade sócio-ambiental como bandeira? Será que todas elas realmente cumprem com esses objetivos? Devido à crescente discussão do tema, está surgindo um debate sobre a qualidade das informações veiculadas por essas empresas. Inclusive até um termo já está sendo aplicado para as corporações que só possuem uma “maquiagem verde”, é o greenwashing.

Uma companhia que pratica o greenwashing se apresenta à sociedade como quem pratica ações em prol do desenvolvimento sustentável, por meio de suas publicidades. Porém eles mascaram uma realidade não muito verde para ganhar a confiança e simpatia dos consumidores.

Para não serem rotuladas de greenwashing, as empresas devem ficar atentas ao conteúdo de suas campanhas publicitárias e tomar alguns cuidados:

  • Conhecer profundamente os princípios e ações para que se alcance o desenvolvimento sustentável;
  • Fazer uma profunda e sincera avaliação dos impactos socio-ambientais da sua empresa, produtos ou serviços;
  • Garantir a real sustentabilidade em todos os aspectos, como os impactos causados na produção, distribuição e disposição dos produtos;
  • Fiscalizar constantemente as ações de sustentabilidade que sua empresa promete.

Aquelas empresas interessadas em se torna verdes de verdade, e não apenas na embalagem, podem obter mais informações em documentos com o Greenwash Guide, o Eco-promising e o The “Six Sins of GreenwashingTM”, que explicam como se caracteriza o greenwashing e trazem recomendações práticas do que não se deve fazer ou comunicar a fim de evitá-lo.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital