Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2011 | Dezembro | Comissão da Unesco divulga relatório sobre oceanos para ser debatido no Rio+20

Biodiversidade

05 de Dezembro de 2011

Leia Também
 

Comissão da Unesco divulga relatório sobre oceanos para ser debatido no Rio+20

blueprint.jpg
O relatório apresenta dez propostas para a proteção dos oceanos/Foto:Divulgação

Um grupo de agências das Nações Unidas apresentou um novo relatório “Blueprint for Ocean and Coastal Sustainability”, que explica a influência dos oceanos na vida diária do ser humano e apresenta dez propostas para a proteção dos mares.

O plano apresentado no mês de novembro na sede da Unesco durante a 36ª sessão de sua Conferência Geral, foi criado para ser discutido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio + 20), a ser realizada em junho de 2012.

O Projeto foi elaborado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização Marítima Internacional (OMI) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Propostas

  • Criar um mercado mundial de "Carbono Azul", ou seja, o dióxido de carbono armazenado nos oceanos como um meio de benefícios econômicos diretos mediante a proteção do habitat;
  • Corrigir as lacunas que existem no governo sobre o alto mar por meio do reforço das disposições da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar;
  • Apoiar o desenvolvimento de uma economia verde em pequenos estados insulares em desenvolvimento;
  • Incentivar a pesquisa sobre a acidificação dos oceanos;
  • Aumentar as capacidades institucionais para a observação científica dos oceanos e áreas costeiras;
  • Reformar e reforçar as organizações regionais na gestão dos recursos oceânicos;
  • Promover uma pesca responsável e da aquicultura no contexto de uma economia verde;
  • Fortalecer os quadros jurídicos para resolver o problema de espécies aquáticas invasoras;
  • "Enverdecer" a economia de nutrientes para reduzir a hipóxia nos oceanos e promover a segurança alimentar;
  • Reforçar a coerência, coordenação e eficácia das Nações Unidas, em todas as atividades relacionadas aos oceanos.

Relatório

O relatório destaca que 60% dos grandes ecossistemas marinhos estão sendo deteriorados ou utilizados de maneira imprópria, o que tende a causar, segundo os pesquisadores, enormes prejuízos econômicos e sociais.

As pesquisas apontam ainda que nos últimos 50 anos a área de florestas de mangue foi reduzida em 30% e 50%, enquanto os recifes de coral diminuiram 20%, o que provocou um aumento da vulnerabilidade de muitas áreas costeiras densamente povoadas.

A acidificação das águas é também considerada pelos pesquisadores um grave problema. Ela ocorre porque os oceanos absorvem cerca de 26% das emissões de dióxido de carbono na atmosfera. O perigo maior, segundo o relatório, está na ameaça de algumas variedades de plâncton, o que consequetemente envolve toda cadeia alimentar marinha.

A comunidade internacional se comprometeu a resolver todas estas questões na Cimeira do Rio de Janeiro em 1992 e Joanesburgo em 2002. No entanto, os compromissos continuam a ser cumpridos de forma lenta e os objetivos não foram alcançados.

"A conclusão de muitos dos objetivos e metas exigirá um maior esforço por parte dos Estados, organizações intergovernamentais e da comunidade internacional", dizem os autores do relatório. Eles acreditam que a situação atual é devido à falta de vontade política e recursos adequados, capacidade institucional inadequada, evidência insuficiente e a existência de desequilíbrios nos mercados.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital