Editorias / Carros e Transportes
HOME | Posts | 2011 | Junho | Bogotá e Copenhague são referências para SP na construção de ciclovias

Carros e Transportes

09 de Junho de 2011

Leia Também
 

Bogotá e Copenhague são referências para SP na construção de ciclovias

ciclofaixa sp
Ciclofaixa em São Paulo só é exclusiva aos domingos/Foto: Eu vou de Bike.com

Após sediar a Conferência das megacidades,C40 (Large Cities Climate Leadership Group) que reuniu 40 prefeitos das maiores cidades do mundo em cinco dias , São Paulo agora pode perceber em Bogotá, na Colômbia, e em Copenhague, na Dinamarca, bons exemplos de gestão e investimento na mobilidade urbana através da utilização das bicicletas.

Bogotá, com mais de 300 quilômetros de ciclovia em uma só avenida do país e Copenhague com 350 quilômetros de ciclovias exclusivas, inclusive usada pelo prefeito da cidade, devem se tornar referência para o desenvolvimento do transporte nas engarrafadas vias da cidade paulista.

Bogotá

A capital da Colômbia, Bogotá, tem uma das maiores ciclovias do mundo. É a CicloRuta de Bogotá, implantada em 1996, e que possui 303 quilômetros de extensão.

De acordo com o prefeito da capital, Samuel Moreno Rojas, a intenção é chegar aos 500 quilômetros de ciclovias até o final do ano. Na CicloRuta de Bogotá, são 83 mil pessoas que trafegam pela ciclovia, que ainda será extendida em mais 120 quilômetros.

ciclovia da col�bia
Ciclovia de Bogotá, na Colômbia, tem 303 quilômetros/Foto: themikebot

Este exemplo sul-americano evidencia o quão São Paulo, centro financeiro do Brasil, ainda pode melhorar no transporte pelas magrelas. Os incipientes 35,7 quilômetros de ciclovias e os 45 quilômetros de ciclofaixas, que só são reservadas para os ciclistas aos domingos, podem receber novos números pelo plano de metas do prefeito Gilberto Kassab.

O prefeito confirma que, nas próximas semanas, os ciclistas poderão circular exclusivamente pelas ciclofaixas um dia útil por mês. Além disso, no plano municipal, estima-se que, até 2012, 100 quilômetros de faixas exclusivas serão destinadas aos ciclistas.

Copenhague

Em Copenhague, as elevadas emissões de carbono, os altos gastos com o uso de combustíveis, a possível poluição sonora causada pelo barulho dos carros e o intenso stress promovido pelos engarrafamentos ou pelos condutores infratores também foram diminuídos através do uso das bikes. Por lá, até o prefeito Frank Jansen anda de bicicleta.

São 350 quilômetros de ciclovias exclusivas para mais da metade da população da cidade circular livremente. Mesmo com a neve, que atinge Copenhague por longos períodos, o prefeito garante que tem transformado o transporte no principal meio de acesso pela capital. O serviço dinamarquês de limpeza retira a neve das ciclovias antes mesmo de limpar as ruas para os carros.

copenhague
Mais da metade da população de Copenhague anda de bicicleta/Foto: Cláudio Olivares Medina

O prefeito pretende tornar Copenhague a primeira cidade sustentável do mundo até 2025, e para isso investe em ciclovias, metrôs, trens, ônibus e melhor destinação pública do lixo.

Sobre os 2 quilômetros de pedaladas que o prefeito realizou em São Paulo, na ciclofaixa não exclusiva da Avenida Jornalista Roberto Marinho, junto com a reportagem do G1, Frank Jensen foi enfático: “Eu sentiria medo de andar de bicicleta todos os dias em São Paulo. Não me sinto seguro dividindo espaço com os carros. É muito difícil andar de bicicleta aqui”, afirmou Jensen.

prefeito de copenhague
Prefeito de Copenhague vai de terno, gravata e bicicleta para o trabalho/Foto: comawe

Mas o prefeito ressaltou que “Copenhague era assim 30 anos atrás e nós investimos muito para tornar a bicicleta um meio de transporte fácil e seguro”.

Com informações da Band e do G1.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital