Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2012 | Maio | EcoD Básico: Embalagens Biodegradáveis

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

23 de Maio de 2012

 

EcoD Básico: Embalagens Biodegradáveis


As embalagens biodegradáveis em contato com o solo podem ser decompostas em semanas/Foto:Envase

As tradicionais embalagens plásticas utilizadas em todo o mundo são produzidas a partir de resinas derivadas de fontes fósseis (não renováveis) e acabam submetidas a um tempo de degradação muito longo, podendo prejudicar o meio ambiente quando descartadas de maneira incorreta. Por essa razão, cresce o conceito das embalagens biodegradáveis, que em contato com o solo podem ser decompostas em semanas, em vez de em quatro séculos - tempo que o plástico comum, a base de polietileno, leva para se decompor no ambiente.


As embalagens biodegradáveis são muito utilizadas em embalagens de alimentos/Foto:TIPA

O que significa plástico biodegradável? É o plástico que pode ser degradado por micro-organismos (bactérias ou fungos) na água, dióxido de carbono (CO2) e algum material biológico. As embalagens biodegradáveis geralmente são compostas de matérias-primas naturais de fontes renováveis, como o amido de milho.


As embalagens biodegradáveis são também utilizadas na agricultura/Foto:UEL

Por que o plástico biodegradável é bom?

O plástico em si tem valor pela sua capacidade de criar produtos resistentes e duráveis (por exemplo na embalagem de produtos alimentares, no transporte e construção civil). A biodegradabilidade deve, pois, ser encarada como uma funcionalidade adicional, quando a sua aplicação exige uma forma barata de destruição do produto, depois de ter cumprido a sua função (por exemplo, para embalagem e proteção de alimentos e para os manter frescos). Exemplos de produtos biodegradáveis úteis são:

  • Embalagem de alimentos – embalagem que pode ser decomposta conjuntamente com o seu conteúdo, quando o produto termina a data de validade ou se deteriora. Ou pode ser consumida junto com o produto, as chamadas embalagens comestíveis;
  • Agricultura – lâminas de plástico que podem ser misturadas na terra com o composto e as sementes;
  • Medicina – suturas absorvíveis; pequenos dispositivos contendo medicamentos, que se desfazem no interior do corpo.

Lado Negativo

  • A possibilidade de ocorrer degradação prematura (principalmente no caso de materiais foto-degradáveis) o que pode resultar em diminuição da performance da embalagem.
  • A hipótese de no momento da triagem as embalagens degradáveis não serem corretamente separadas e serem incluídas nos resíduos para reciclagem, o que irá por em risco a qualidade dos reciclados vindos da compostagem.
  • Certos pontos relacionados com a eficiência da degradação e aos produtos formados como resultado da degradação dos materiais.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital