Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2012 | Março | As embalagens do futuro: biodegradáveis, comestiveís e inteligentes

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

21 de Março de 2012

Leia Também
 

As embalagens do futuro: biodegradáveis, comestiveís e inteligentes


Foto: Sxc.hu

Em busca de soluções para o problema gerado pelo plástico, cujas implicações atingem a biodiversidade marinha e a saúde humana, a Embrapa inaugurou um novo Laboratório de Embalagem de Alimentos, em Fortaleza (CE), para desenvolver embalagens biodegradáveis e comestíveis.

Em contato com o solo, as novas embalagens podem ser decompostas em semanas, em detrimento dos quatro séculos que o plástico comum, a base de polietileno, leva para se decompor no ambiente.

Embora o produto não seja novidade no país, desenvolvido em universidades a partir do milho, essa nova embalagem será produzida a partir de matérias-primas da biodiversidade brasileira, como cera de carnaúba, polpa de frutas tropicais e gomas, como a do cajueiro. O desafio do novo laboratório, portanto, é melhorar o desempenho dos biomateriais para uso em embalagens de alimentos.

A própria Embrapa Agroindústria Tropical, centro que abrigará o laboratório, já desenvolve outras embalagens biodegradáveis. É o caso dos filmes e revestimentos comestíveis feitos com polpa de frutas tropicais, tais quais acerola, goiaba e manga. Estes produtos, quando aplicados sobre a superfície dos alimentos, retardam a perda de água e as trocas gasosas entre o alimento e o ambiente, aumentando o tempo de vida do produto.

QI

Apesar de parecer, esta ainda não é a sofisticação máxima de embalagens que o centro pretende desenvolver. O novo laboratório permitirá obterem-se, no futuro, embalagens inteligentes. Essas seriam acopladas com biossensores eletrônicos que utilizam moléculas biológicas para detecção de substâncias de interesse.

Assim, daqui a algum tempo, a embalagem do leite verificará o peróxido de hidrogênio para averiguar a adulteração do produto. Outra utilização interessante é informar ao consumidor se o produto está próprio para o consumo.

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital