Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2012 | Outubro | EcoD Básico: Possibilidades de uso para os pneus reciclados

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

16 de Outubro de 2012

Leia Também
 

EcoD Básico: Possibilidades de uso para os pneus reciclados


Foto: Sxc.hu

A reutilização, recauchutagem e reciclagem são importantes alternativas para a destinação final de pneus velhos. Eles podem ser utilizados inteiros ou picados, por meio de distintas aplicações. Conheça algumas delas.

Pneus inteiros:

Contenção de erosão do solo - Pneus inteiros associados a plantas de raízes grandes podem ser utilizados para ajudar na contenção da erosão do solo.


Foto: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra

Móveis e decoração - O pneu inteiro também pode virar pufes, poltronas, cadeiras, mesas e o que mais a imaginação permitir.


Foto: Reprodução

Equipamentos para playground - Os pneus podem virar diversos brinquedos como balanços, obstáculos e equipamentos para amenizar as quedas e evitar acidentes.


Foto: Sxc.hu

Esportes - Eles também podem se usados em corridas de cavalo e carros, ou eventos que necessitem de uma limitação do território a percorrer.


Foto: YLegrand

Sinalização rodoviária e para-choques de carros - Uma outra ideia é reciclar pneus inteiros fazendo postes para sinalização rodoviária e amortecimento de choques, porque diminui os gastos com manutenção e soluciona o problema de armazenagem de pneus velhos.


Foto: Reprodução

Pneus picados:

Pavimentos para estradas - A mistura de betume modificado com borracha de pneus usados tem sido empregada com o objetivo de melhorar a capacidade estrutural de pavimentos novos ou que precisam ser recuperados. 


Foto: Ascom do DER

Pisos industriais, sola de sapato, tapetes de automóveis, tapetes para banheiros e borracha de vedação - Depois do processo de desvulcanização, que faz parte da reciclagem, pode-se adicionar óleos aromáticos para criar uma pasta, a qual pode ser usada na produção de novos materiais.


Foto: Reprodução

Compostagem - O pneu não pode ser transformado em adubo, mas, sua borracha cortada em pedaços de 5 cm pode servir para aeração (processo que proporciona a melhoria da qualidade do solo que muitos agricultores fazem em seus terrenos para o plantio) de compostos orgânicos.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital