Editorias / Eventos e Campanhas
HOME | Posts | 2013 | Agosto | "Temos conhecimento e tecnologia para um crescimento sustentável", afirma Fritjof Capra

Eventos e Campanhas

02 de Agosto de 2013

 

"Temos conhecimento e tecnologia para um crescimento sustentável", afirma Fritjof Capra

 
O pensador enfatizou a importância de se conter o consumo excessivo e reduzir a diferença entre ricos e pobres
Foto: Patrícia Klemtz

"É preciso observar a habilidade da natureza de sustentar a vida". Esta é a opinião do físico e escritor austríaco Fritjof Capra, que encerrou na sexta-feira, 2 de agosto, a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentável, realizado em Curitiba.

Segundo o autor de O Tao da Física, entre outras obras mundialmente conhecidas, a sobrevivência da humanidade nas próximas décadas vai depender da alfabetização ecológica dos políticos, empresários e da população como um todo, "que deve se dar em todos os níveis da escola". Capra ressaltou também a necessidade de que os países busquem o equilíbrio entre crescimento econômico e responsabilidade socioambiental. "É preciso observar a habilidade da natureza de sustentar a vida", destacou.

O pensador enfatizou a importância de se conter o consumo excessivo e reduzir a diferença entre ricos e pobres. Ele criticou o modelo que mede o desempenho das nações a partir dos resultados econômicos da produção, sem levar em conta os custos sociais e ambientais. Capra também rotulou como 'mau crescimento' ou 'crescimento quantitativo', em contraponto ao 'crescimento qualitativo', que, segundo ele, busca o equilíbrio, não emite poluentes, recicla e é mais eficiente.

"Temos conhecimento e tecnologia para um crescimento sustentável", ponderou. Capra salientou a importância do uso de fontes de energias não poluentes e renováveis e alertou para a necessidade de se reduzir em 80% a emissão de gases do efeito estufa para que não haja um colapso global.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital