Editorias / Eventos e Campanhas
HOME | Posts | 2014 | Curitiba sedia Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

Eventos e Campanhas

07 de Maio de 2014

Leia Também
 

Curitiba sedia Conferência Internacional de Cidades Inovadoras


Linha Verde do BRT em Curitiba. Capital paranaense sedia a terceira edição da CICI
Foto: mariordo59

Começam nesta quarta-feira, 7 de maio, a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2014) e o Fórum Internacional iCities, eventos simultâneos que serão realizados até sexta-feira (9), na Universidade Positivo. Realizado pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Universidade Positivo e Prefeitura Municipal de Curitiba, o evento conta com a temática Soluções Inovadoras para Cidades do Século XXI, discutindo melhorias para as cidades em seis eixos temáticos: Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo, Viver a Cidade e Eficiência.

A Conferência e o Fórum recebem mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais (Canadá, Itália, Estados Unidos e Portugal) para discutir os temas e compartilhar experiências. Dentro do eixo Viver a Cidade, Stephanie Gardner aborda um novo olhar, contando suas experiências na área de Arquitetura Paisagista. E o designer de novos produtos Enio de Aragon fala sobre as novas tendências de tecnologia educacional.

Em Eficiência, destaque para a economista portuguesa Catarina Selada, gestora da Rede de Cidades Inteligentes e uma das responsáveis pela elaboração do Índice de Cidades Inteligentes 2020. O Índice tem como objetivo criar indicadores para monitorar e avaliar a execução de projetos de inovação política, social, tecnológica e ambiental dos municípios.

A CICI2014 já conta com participantes de mais de 80 cidades e terá representantes de Itália, Espanha, Portugal, Paraguai e Estados Unidos

Na mesma área, o canadense Guido Petinelli, diretor de desenvolvimento da entidade World Green Building Council (WBFC) é outro ponto alto. Em Infraestrutura, o arquiteto e ecologista italiano Roberto Ervas discute os "Bairros Eco Sustentáveis", enquanto Ayrton Amaral, executivo responsável pelo programa de Mobilidade Urbana da Volvo Bus da América Latina, aborda um dos temas mais visados: a "eletromobilidade".

A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras chega a sua terceira edição em 2014. Com o tema "Soluções Inovadoras para Cidades do Século XXI", o evento receberá palestrantes e participantes do mundo inteiro para compartilhar experiências e soluções inovadoras para as cidades. As edições de 2010 e 2011 da Conferência receberam um total de sete mil pessoas em seis dias de evento - 3,5 mil em cada edição -, com cerca de 300 conferencistas e mais de 500 municípios representados.

Em Tecnologias Sociais, a dinamarquesa Mille Bojer, reconhecida pela criação de diálogos entre grupos em processos de mudança, no qual se destaca uma ação de combate ao HIV e auxílio a órfãos e crianças vulneráveis na África do Sul, faz uma das palestras mais aguardadas. E o brasileiro Renato Dagnino apresenta seus estudos nas relações entre ciência-tecnologia-sociedade.

O empreendedorismo também aparece entre os temas discutidos, especialmente pelos norte-americanos Marco Bravo, engenheiro industrial responsável por desenvolver relações entre governos, academias e consultorias, e Shaun Abrahamson, um dos maiores incentivadores de novos negócios. Os dois discutem, respectivamente, "Ecossistemas de Inovação" e "Experiência com Startups".

A CICI2014 já conta com participantes de mais de 80 cidades e terá representantes de Itália, Espanha, Portugal, Paraguai e Estados Unidos. A programação completa do evento, além das inscrições gratuitas, pode ser consultadas por meio do site http://cici2014.com

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital