Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Posts | 2015 | Agosto | Lâmpada criada por engenheira precisa de apenas água com sal para iluminar

Ciência e Tecnologia

02 de Agosto de 2015

Leia Também
 

Lâmpada criada por engenheira precisa de apenas água com sal para iluminar

 lampadasustentavel-ecod.jpg

Mais de 1,3 bilhão de pessoas vivem sem energia elétrica em todo o mundo, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Como se não bastasse esse dado alarmante, ainda há mais de 670 milhões de lâmpadas alimentadas por querosene - que além de caras, representam riscos tanto à saúde humana como ao meio ambiente de forma geral, devido à poluição atmosférica.

Ao pensar nisso, a engenheira Aisa Mijena desenvolveu uma fonte de luz de baixo custo, que precisa de apenas um copo d’água e duas colheres de sopa de sal – dosagem que garante oito horas de luz.

A The SALt Lamp, como foi batizada, também funciona com a água do mar. Seus eletrodos podem trabalhar durante um ano inteiro sem precisarem ser substituídos. Essa fonte econômica e segura (não provoca incêndios, por exemplo) é também uma ótima alternativa para crises de energia elétrica.

Funciona assim: as células galvânicas, que convertem a energia química em energia elétrica, alteram os eletrólitos e geram assim uma solução não tóxica. Lançada recentemente nas Filipinas, a The SALt Lamp será comercializada em breve para todos os tipos de consumidores. A pré-venda já se encontra disponível no site da companhia, onde é possível conhecer outros produtos ambientalmente responsáveis, como um carregador de dispositivos eletrônicos portáteis.

GALERIA DE FOTOS (clique na imagem para ampliar)

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital