Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Posts | 2016 | Posts | Março | Milão propõe remunerar cidadãos que utilizam a bicicleta para ir ao trabalho

Cidades Sustentáveis

07 de Março de 2016

Leia Também
 

Milão propõe remunerar cidadãos que utilizam a bicicleta para ir ao trabalho

bicicletamilao-ecod.jpg
Sistema de bicicletas compartilhadas de Milão
Foto: ELOOOODY/Flickr-CC

Incentivar os trabalhadores a trocar o carro pela bicicleta é uma tendência cada vez maior para melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades. Aqui no EcoD já mostramos o exemplo da França, onde um programa remunera os funcionários que utilizam a bike. Também noticiamos a respeito do projeto que tramita na Câmara de Vereadores de São Paulo, cujo objetivo é oferecer um bônus mensal para os empregados que usarem a 'magrela' três vezes por semana.

Agora é a vez de Milão, na Itália, sugerir uma iniciativa semelhante. O conselheiro da cidade italiana na área de mobilidade, Pierfrancesco Maran, pretende implantar o uso de um aplicativo para monitorar os trabalhadores que aderirem ao projeto.

Maran busca auxílio técnico na Universidade Politécnica de Milão para colocar a ideia em prática. A gerente de mobilidade da instituição, Eleonora Perotto, destaca que circular de bicicleta na cidade é quase tão rápido quanto ir de carro. Porém, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ela afirma que usar o automóvel é comum devido as distâncias e a dificuldade em encontrar rotas exclusivas para bikes. Problemas como esse são apontados por críticos da proposta, que acreditam que a metrópole italiana ainda não apresenta uma infraestrutura adequada para motivar o uso da bicicleta diariamente.

bikemilao-ecod.jpg
Incentivos são importantes para aumentar o número de ciclistas
Foto: Martti Tulenheimo/Flickr-CC

O governo da Itália anunciou recentemente um fundo de 35 milhões de euros para soluções sustentáveis de mobilidade, depois que diversas partes do país atingiram um nível de poluição assustador.

Outras ações foram implementadas em Milão, uma metrópole com 1,25 milhão de habitantes e que já utiliza o sistema de bicicletas compartilhadas. Cada dia que a pessoa deixa o carro na garagem de casa, ela recebe um voucher que vale uma passagem de trem ou de ônibus. Há alguns anos, a cidade também cobra um pedágio urbano para circular de carro no Centro, em um perímetro chamado de Área C, segundo informações do The City Fix Brasil.

Em enquete recente realizada pelo EcoD, a maioria dos internautas (84,62%) concorda que as empresas devem oferecer incentivos aos funcionários que utilizam a bicicleta para ir ao trabalho.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital